Ontem eu caminhei meia hora, hoje comecei o dia tomando chá branco. Mais tarde vou sair para comprar o material para as coisinhas de Natal. Presentes feitos em casa, com mãos, cola, tesoura, fios e papel. Uma vez comecei a escrever um poema em que eu dizia que queria ser uma tecelã, a sensação que tenho é a de que pessoas que usam as mãos libertam-se da dor. Eu só uso as mãos para o teclado, cafunés e atividades domésticas. Eu não crio. Considerando os meus genes isto pode ser tomado como o meu primeiro fracasso, já que na minha família todas são bordadeiras, quituteiras, costureiras, pintoras e ainda fazem crochê, tricô, macramê. Depois eu fiquei pensando se não havia inibido esse lado meu, por pura birra, porque eu era uma criança feminista e me negava a fazer tarefas domésticas se meu irmão não me acompanhasse (na minha casa não havia isso de divisão das tarefas, a coitada da minha mãe só dividia com as secretarias e eu era motivada a participar para aprender como se fazia, então, revolta total e reivindicação de direitos iguais, desde os 7 anos). Minha avó também tentou me ensinar a fazer crochê e ponto de cruz, mas eu nunca fui além da trança. A impaciência não deixava. Aquilo era logaritmo para mim porque eu não tenho raciocínio mecânico – é verdade, testes confirmaram isso, uma vez, sou uma pessoa que pensa o mundo de forma abstrata, daí nada muito metódico evolui em minhas mãos. Mas eu gostava de desenhar e pintar, fazer colagens. Tudo o que proporcionasse alguma liberdade. Eu adorava quando a minha tia reunia os sobrinhos e sobrinhas em volta de um monte de revistas velhas e cartolinas e ensinava a gente a cortar e pintar. Meu primo era o melhor, mas ele não vale, porque é artista plástico, já expôs as colagens em eventos. Tenho duas colagens dele que são ‘o’ primor, vou fotografar e postar depois, ele merece post, o rapaz faz ponto de cruz e origami como ninguém, admiração profunda e infinita. Mas, continuando, eu adorava desenhar e colar. Que pena que perdi isso. Quem sabe ainda é tempo de recuperar…

5 Comentários

  1. Você não cria? Rá, rá, rá! Se essas mãozinhas seguram a caneta ou digitam no teclado, pouco importa. Importante é o bem que fazem pra gente que lê isso aqui. Beijo!

  2. Vou concordar com a Renata. Imagina só, você, dizer que não cria… Tsc, tsc.
    Beijo.

  3. ai, meninas, assim vocês me estragam. queria criar comidinhas como R. e bordadinhos como C. =)

  4. Vai ver já sabe até fazer coisinhas além de teclar e criar aqui.
    Ariano é uma delícia, queria conhecê-lo…
    bjs Laura

  5. ah! viu a lua, Vênus e Júpiter, tudo pertinho? amanhã deve dar pra ver ainda.
    Qdo virás?
    bjs


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

